quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Início de parceria entre LUA DE MARFIM e FNAC


A Editora LUA DE MARFIM e a FNAC convidam para a apresentação dos livros «A Música das Esperas» de Isabel Fraga e «Futuro Risonho» de Mário Nóbrega que promove o início de parceria permanente entre estas entidades. Este evento terá lugar no dia 25 de janeiro pelas 17H00 na FNAC do Vasco da Gama, (Vasco da Gama Center) na Av. João Paulo II em Lisboa.

Contamos com a sua presença.





Mário Nóbrega - "Futuro Risonho"

Numa noite de Janeiro, um empresário, proprietário de uma fábrica produtora de rolhas de cortiça, é assassinado com três tiros à porta da sua empresa. Ajuste de contas? Crime passional? Ou será que este ato tem outros contornos?
Numa escrita de estilo cinematográfico, porque simples, direta, sem complicações, o leitor é convidado a acompanhar as investigações comandadas pelo inspetor Alfredo Medeiros, da Polícia Judiciária, e pelo capitão Acácio Freitas, da GNR, e num fôlego chega ao fim do enredo deste romance policial no qual abunda gente considerada suspeita de ter cometido o crime que para sempre mudou a vivência de Aldeia do Monte, no Alentejo.
Curiosamente, enquanto decorre a investigação ao assassínio de Geraldo Santos Ferro, uma outra, visando o desmantelamento de uma rede de contrabando de tabaco, com quartel-general em Espanha e rota pelas imediações de Aldeia do Monte, é coroada de êxito devido a um... esquecimento.
Futuro Risonho é um romance policial que dá seguimento, e final, a outro já publicado com o título Um Mês, embora esteja estruturado de maneira a permitir leitura independente. Trata-se, assim, de mais uma história ficcionada, mas, enquanto a escreveu, o autor teve presente uma ideia que lhe povoa o pensamento, a de a ficção ser filha da realidade.

Jornalista há 40 anos, Mário Nóbrega deu os primeiros passos na literatura em Março de 2010 com a publicação do livro A vida tem cada coisa..., editado pela Temas Originais. Trata-se de uma seleção de opiniões que escreveu em A BOLA, entre 2007 e 2009.

Precisamente um ano depois regressou aos livros com o lançamento de Marcha Atrás, composto por histórias da sua infância e adolescência, título com a chancela da editora Lua de Marfim, apresentado no Auditório da Junta de Freguesia de Alcântara. Este livro «vem minorar a escassez de produções literárias sobre o histórico bairro de Alcântara, um dos mais emblemáticos de Lisboa», lê-se no prefácio de Ernesto Ferreira da Silva.

No seu terceiro livro, com o título Um Mês, também editado pela Lua de Marfim, apresentado em Dezembro de 2011, por Paulo Pereira Cristóvão, ex-inspetor da Polícia Judiciária, assume a incursão no género literário do romance com uma ficção sobre a sociedade política e financeira que globaliza atualmente o mundo, contada ao leitor através de um thriller forte e polémico.

Agora foi a vez de chegar às mãos dos leitores, igualmente editado pela Lua de Marfim, outro romance policial, com o título Futuro Risonho, livro cuja história, sendo a continuação da sustentada em Um Mês, está porém estruturado de maneira a defender leitura independente.

*******


Isabel Fraga - "A Música das Esperas"

A Música das Esperas. O título brinca com a mítica "música das esferas", de que falaram os gregos, atribuindo à música uma origem divina e mágica, sendo responsável pela harmonia do universo e pela sua beleza. Essa ressonância mágica e espiritual - e a poesia de Isabel Fraga encontra-se, toda ela, impregnada de espiritualidade - transporta-se para a poesia, na medida em que ela é ritmo, além de palavra. E esse ritmo enlaça-se, marca o verso, contribuindo para os mais diversos efeitos estéticos aqui explorados. Não é na métrica rigorosa que a poeta busca esse ritmo nem nas formas clássicas da poesia, mas sim na fluidez cristalina da linguagem, que corre como um rio de muitas e contraditórias correntes. - do prefácio de Maria João Cantinho.

Isabel Fra...ga nasceu em Lisboa, mas viveu até aos 7 anos de idade num monte alentejano a cinco quilómetros de Moura.

Trabalhou durante catorze anos no Centro de Linguística das Universidades de Lisboa, dando inicialmente apoio à biblioteca e mais tarde ao grupo do Português Fundamental orientado pelo professor Lindley Cintra.

Foi copywritter em diversas agências de publicidade, entre elas a Publicis Ciesa e a Team-Young & Rubicam.

Mais tarde dedicou-se exclusivamente à tradução, trabalhando autores como Erich Fromm, Juan Goytisolo, António Soler, César Vidal, Joanne Harris e J. H. Rowling (os cinco primeiros volumes do Harry Potter).

Obras publicadas:

Face (poesia), 1984;

Seres Sentidos (contos), 2000, traduzido em França;

Apreço de Ocasião (romance), 2001, traduzido em França;

Pátio Interior (poesia), 2002;

Mulheres em Contraluz (romance), 2004;

A Desenhadora de Malvas (romance), 2007, traduzido em França.



Sem comentários:

Enviar um comentário